• Esgotado
Maçonaria: O Conhecimento Iniciático e a Ordem Maçónica – 1.ª Edição - Raro
search
  • Maçonaria: O Conhecimento Iniciático e a Ordem Maçónica – 1.ª Edição - Raro
  • Maçonaria: O Conhecimento Iniciático e a Ordem Maçónica – 1.ª Edição - Raro
  • Maçonaria: O Conhecimento Iniciático e a Ordem Maçónica – 1.ª Edição - Raro
  • Maçonaria: O Conhecimento Iniciático e a Ordem Maçónica – 1.ª Edição - Raro

Maçonaria: O Conhecimento Iniciático e a Ordem Maçónica – 1.ª Edição - Raro

24,38 €
Com IVA

Maçonaria: O Conhecimento Iniciático e a Ordem Maçónica, M. Van Hoof Ribeiro – 1.ª Edição - Raro

Quantidade
Esgotado

 

Política de segurança (editar com o módulo Garantia do cliente)

 

Política de entrega (editar com o módulo Garantia do cliente)

 

Política de devolução (editar com o módulo Garantia do cliente)

A Franco-Maçonaria, sociedade iniciática procura a formação individual dos seus obreiros para que, a título pessoal possam contribuir para uma sociedade justa. A experiência maçónica transmite um ensinamento que implica não apenas a inteligência, a memória e a compreensão, mas também a imaginação, a afectividade e a criatividade. O maçon deve procurar o equilíbrio das suas potencialidades e defeitos e tentar conquistar a liberdade individual que corresponde à harmonia entre o Saber, o Ser e o Fazer. O instrumento do trabalho maçónico é a experiência iniciática da reunião em Loja e o seu material a imensa riqueza simbólica da tradição. O simbolismo forma uma base para que, ao iniciatismo e à progressão no conhecimento maçónico corresponda a progressão no conhecimento do Ser e de si mesmo na procura individual da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Se estes fins, princípios e meios são tão esquecidos e ignorados por algum dos membros da Ordem Maçónica isto só traduz a imperfeição de escolha dos que escolheram e os fins deturpados, políticos, pessoais e sociais, daqueles que, tendo sido recebidos na Maçonaria, ignoram os compromissos tomados e nada fazem para compreender a via iniciática da organização.

A formação iniciática procura levar o neófito à descoberta da complementaridade de conceitos que, uma vez apreendidos, permite o retorno à unidade. A síntese do Ter e do Ser faz-se por um terceiro termo, o Agir. E é acção o trabalho maçónico não só em loja mas também de construção. A acção na via iniciática é fundamental para a realizar.

No simbolismo maçónico HIRAM, rei de TYR é o que «Tem», SALOMÃO o que Sabe, HIRAM ABIF, o arquitecto, o que Age. Ocupando o terceiro termo, móvel, do triângulo simbólico, HIRAM ABIF é um símbolo para os Maçons e deve constituir, para aquele que procura a Maçonaria, o objectivo de uma pesquisa intelectual primeiro intuitiva mas que depois se deve traduzir por acção. Excreveu SERGE BEHAR antigo Grão Mestre do Grande Oriente de França:

«Não basta o Verbo se não houver Acção».

Acção reflexão, acção divulgação.

Eis o que se encontra nas páginas que seguem, sobre «O Conhecimento, Iniciático e a Ordem Maçónica». O iniciatismo maçónico é mal conhecido e este trabalho contribui sem dúvida para o seu conhecimento, mesmo entre os Maçons. Que seja um dos primeiros passos da construção de uma obra, de uma doutrina e de uma filosofia maçónicas lusitanas. Que a pesquisa da luz continue, que o exemplo frutifique e que mais pedras se acrescentem à construção do edifício Maçónico em Portugal.

Ano: 1983 – 1.ª Edição

Editora: Gardim

Páginas: 73

Observações: Livro Raro. Sinais de uso, páginas amareladas e com pontos de acidez mas nada que afete a leitura. Miolo em boas condições.

Gardim