• Esgotado
A Vida Oculta na Maçonaria
search
  • A Vida Oculta na Maçonaria
  • A Vida Oculta na Maçonaria
  • A Vida Oculta na Maçonaria
  • A Vida Oculta na Maçonaria
  • A Vida Oculta na Maçonaria
  • A Vida Oculta na Maçonaria
  • A Vida Oculta na Maçonaria
  • A Vida Oculta na Maçonaria

A Vida Oculta na Maçonaria

24,38 €
Com IVA

Título: A Vida Oculta na Maçonaria, Autor(es): C. W. Leadbeater 33.º

Observações: Páginas ligeiramente amareladas devido à ação do tempo. Miolo em bom estado.

Quantidade
Esgotado

 

Política de segurança (editar com o módulo Garantia do cliente)

 

Política de entrega (editar com o módulo Garantia do cliente)

 

Política de devolução (editar com o módulo Garantia do cliente)

A Maçonaria é universal, e portanto, adogmática. Daí a razão principal da diversidade de seus Ritos e tradições. Seu escopo principal é o aperfeiçoamento do homem, porém a este cabe, exclusivamente, a escolha dos métodos mais compatíveis com sua natureza para buscar a sua perfeição. Esses métodos podem ter cunho religioso, filosófico, artístico, científico, ou outro qualquer; são todos caminhos diferentes, porém iluminados por um único sol, que é o ideal do Bem, do Belo e do Verdadeiro, ou na expressão de Cristo, do Caminho, da Verdade e da Vida. O que poderia ser injustificável ou incompreensível é o ser humano fora de um desses caminhos, o que equivaleria dizer, sem nenhum ideal a iluminar-lhe os passos ao longo de sua acidentada existência terrena.

Dentro deste princípio, na Maçonaria se destacam, de maneira geral, quatro grandes escolas, as quais se podem assim denominar: a autêntica ou histórica, que atribui sua origem às corporações ou guildas corporativas da Idade Média; a antropológica, que a filia aos mistérios e tradições de povos mais antigos, como os assírios, israelitas, caldeus, egípcios, gregos, antigos mexicanos, chineses e indianos; a mística, que encara os graus da Ordem como figurativos de estados místicos da consciência, os quais devem ser despertados no iniciado que aspire os tesouros do espírito e a unificação com Deus, e para este, a Maçonaria é o portal para essa conquista; a ocultista, que, como a mística, visa a união com Deus, porem por processos algo diferentes ou mais amplos, pois lhe aliam também o conhecimento e a aplicação da vontade no domínio de sua natureza física, emocional e mental, para que sua personalidade se torne um instrumento eficiente, capaz de cooperar no grande plano da evolução da humanidade segundo a onipotente Vontade Divina. Isto é tipificado na Maçonaria pela “construção do santo templo” ou do “templo do Espirito Santo” (1 Cor. 6:19).

O Irmão C. W. Leadbeater 33° pertence a escola dos ocultistas, e é deste ângulo que em seu livro ele estuda a Maçonaria, ou melhor, a Vida Oculta na Maçonaria. E como ocultista dos mais eméritos e capazes que é, em seus estudos aplica métodos ocultistas, valendo-se de seus enormes recursos internos pessoais, mas sem desprezar dados os mais objetivos fornecidos por outros autores e outras escolas. Foi o que fez em relação a este tema.

Sendo uma Loja maçónica uma síntese bem acabada de toda a Ordem maçónica, como também um símbolo vivo e concentrado de todo o universo e da vida que ali se manifesta, o grande Irmão concentrou sobretudo na Loja e em suas atividades os estudos relatados neste livro. E fê-lo de maneira magistral, com uma clareza meridiana e uma profundeza jamais atingida por quaisquer autores maçónicos anteriores, não obstante haverem também produzido obras valiosíssimas sob outros aspectos não menos interessantes.

Assim, pois, todos os pensadores e estudiosos, qualquer que seja o seu matiz ideológico, encontrarão nestas páginas subsídios para ampliar e enriquecer sua cultura e adquirir um conceito mais justo, lúcido, erudito e honesto da Instituição maçónica, que tem sido tão mal interpretada e tão deslealmente atacada e perseguida. E os maçons verão que sua Ordem multisecular é mais do que “um sistema peculiar de moralidade velada em alegorias e ilustrada por símbolos”; é, antes de tudo, um vasto e milenar sistema filosófico que inclui a Moral e o Conhecimento mais profundo da vida individual e universal. Tal é o objetivo fundamental desta obra e o motivo principal de sua tradução e publicação em nosso idioma.

Editora: Pensamento

Páginas: 275

Observações: Páginas ligeiramente amareladas devido à ação do tempo. Miolo em bom estado.

Pensamento